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terça-feira, 19 de março de 2013

Conteúdo para os 1º e 2º anos da escola Deuzuíta




O QUE É UM SEMINÁRIO

O seminário é um instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir a um ou mais estudantes explicarem ou informarem a um determinado público sobre um assunto estudado e investigado em conjunto.
Para que o público de um seminário tire proveito das informações transmitidas, faz-se necessário que os expositores utilizem com eficácia a linguagem oral [a fala], assim como todos os demais recursos materiais disponíveis. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. NÃO SE PODE PERDER DE VISTA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DO SEMINÁRIO É TRANSMITIR, COM EFICÁCIA, AS INFORMAÇÕES ESTUDADAS!
Vale lembrar que um seminário realizado de modo organizado e estruturado não só contribui para a aprendizagem do público ouvinte, mas também daqueles que o estarão apresentando, tendo em vista que deverão pesquisar o tema a ser apresentado nas mais diversas fontes de informação, assim como devem elaborar um esquema para orientar a fala e saber utilizar os recursos materiais que se propuseram para tal apresentação.

OBJETIVOS DE UM SEMINÁRIO

Dentre os objetivos principais podemos citar:
·        Aprender a realizar uma pesquisa em diversas fontes;
·        Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
·        Desenvolver a capacidade de leitura crítica sobre os materiais lidos;
·        Aprender a organizar ideias de modo lógico e sintético em forma de texto escrito;
·        Aprender a elaborar um esquema organizador da fala durante a apresentação;
·        Aprender a utilizar os diversos recursos tecnológicos disponíveis para tais apresentações.

QUE RECURSOS PODEM SER UTILIZADOS EM UM SEMINÁRIO

§  Cartazes, confeccionados com cartolinas ou outros materiais;
§  Quadro e pincéis;
§  Transparências;
§  Sínteses/resumos e fotocópias (xerox) para o público;
§  TV/Aparelho de DVD;
§  Projetor Multimídia/Notebook/PC/Power Point entre outros.

ETAPAS DE UM SEMINÁRIO

O seminário deve ser preparado em GRUPO. Isto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos conteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário. TODOS DEVEM PARTICIPAR DE TODAS AS ETAPAS!
1ª Etapa: pesquisar livros, revistas, jornais, textos e artigos de internet etc., que falam sobre tema a ser pesquisado;
2ª Etapa: após a pesquisa sobre os materiais que falam sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes que eles abordam sobre o tema;
3ª Etapa: elaborar um texto EM GRUPO sobre o assunto estudado nas fontes de pesquisa, ou seja, todos do grupo, juntos, devem participar da elaboração desse texto. Isso garantirá que todos do grupo terão uma visão total do assunto e dará mais segurança na hora da apresentação;
4ª Etapa: após a elaboração do texto em conjunto, selecionar o que é mais importante a ser apresentado no Seminário, e aí sim, estabelecer quem fica com o quê, ou seja, divide-se a apresentação em partes;
5ª Etapa: Se o grupo fizer opção por apresentar o Seminário com o uso de Projetor/Slides, deve-se ter em mente que os slides servem apenas como recurso para a apresentação, não se deve encher os slides de textos que serão lidos durante a apresentação, eles devem conter no máximo pequenas citações que ajudarão os palestrantes a explicar melhor o tema. Outra observação importante é quanto à letra utilizada e seu tamanho, procure sempre usar ARIAL, VERDANA OU TAHOMA no tamanho 20, usando sempre títulos ou subtítulos. SABER usar o projetor de slides e verificar sempre se o material está no pendrive, no cartão de memória etc. Uma dica: procure enviar o arquivo da apresentação para o seu e-mail e o de outros colegas, assim na hora da apresentação você pode baixar para o computador!

A HORA DE APRESENTAR O SEMINÁRIO

A apresentação de um seminário é algo muito importante, tendo em vista que o grupo tem a responsabilidade de repassar ao público presente o conteúdo que estudou e pesquisou.
Na hora da apresentação é importante:
·                     Organizar a sala de modo a facilitar o trabalho do grupo;
·                     Garantir que todos possam ver e ouvir a apresentação sem problemas;
·                     Todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado pelos membros do grupo (inclusive os próprios membros do grupo);
·                     Dividir antecipadamente o que cada um deverá fazer durante a apresentação;
·                     Saber como se posicionar diante do público;
·                     Olhar para o público durante a sua fala;
·                     Usar um tom de voz adequado para que todos ouçam;
·                     Não ficar de costas ou de conversas paralelas;
·                     Não passar em frente ao projetor ou algo do tipo;
·                     Evitar termos ou gírias como “né”, “assim”, “tipo assim” ou similares.

O SEMINÁRIO DEVE INICIAR-SE COM O GRUPO APRESENTANDO O TEMA QUE VAI ABORDAR. POR EXEMPLO: “O TEMA DE NOSSA APRESENTAÇÃO É...” OU “NÓS ABORDAREMOS NESSA APRESENTAÇÃO...”

EM SEGUIDA É IMPORTANTE DIZER AO PÚBLICO O QUE ELE VAI APRENDER COM ESSE TEMA: POR EXEMPLO: “AO FINAL DESSE SEMINÁRIO VOCÊS SABERÃO O QUE É... OU COMO FUNCIONA...”

DURANTE A APRESENTAÇÃO DEVE-SE SEGUIR UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DE CONTEÚDOS. OU SEJA, A APRESENTAÇÃO DEVE CONTER INÍCIO, MEIO E FIM.

AO FINAL DA APRESENTAÇÃO O GRUPO DEVE CONCLUIR O TEMA. POR EXEMPLO: “EM RESUMO...”, “CONCLUÍMOS...”

É SEMPRE IMPORTANTE MENCIONAR AS FONTES DE PESQUISA EM QUE SE BASEIOU SUA APRESENTAÇÃO.

Adaptado da Profa. Dra. Marta Valentim (Unesp)

domingo, 3 de março de 2013

Texto 01 - 2013 - Alunos dos Terceiros Anos - Escola Deuzuíta


Introdução ao Estudo da Filosofia da Ciência

    A palavra ciência vem do latim scientia” que é traduzido por “conhecimento”. Poderíamos afirmar que a ciência teve origem na Grécia com a investigação dos primeiros filósofos da natureza chamados de Pré-Socráticos.  A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a:

    Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade.
    Ou o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

Investigação Racional: Direciona-se à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico.

Diferenças da Atitude Científica Frente ao Senso Comum

Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. São características do senso comum:
 - Opiniões diferentes;
 - Ausência de critérios p/ avaliação;
   - Generalizam opiniões;
          - Baseiam-se na fé;
 - Não questionam nem duvidam;
 - Não se admiram com nada no mundo

Já a atitude científica pode ser retratada como a atitude daquele que busca o conhecimento de forma metódica e sistemática, ou seja, baseado em argumentos racionais que por meio de experiências empíricas atestam a verdade sobre algo no mundo. São características da atitude científica:
- Separam elementos objetivos dos subjetivos;
   - Elaboram teorias racionais;
   - Demonstram as teorias com experimentos práticos;
   - Não consideram os conhecimentos definitivos, mas abertos a mudanças;
   - São metódicos e rigorosos;

Três Concepções de Ciência

Historicamente a ciência se desenvolveu graças a aplicação do conhecimento racional sobre experimentos controlados. A partir disso temos 3 concepções de ciência:
  - RACIONALISTA;
  - EMPIRISTA;
  - CONSTRUTIVISTA;
A concepção racionalista que vai dos gregos antigos até o séc. XVII afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo, que através de uma sistematização de enunciados e demonstrações provam as relações de causalidade do objeto estudado.
A concepção empirista vai de Aristóteles séc. III a.C até final do séc. XIX, afirma que a ciência é uma interpretação de fatos baseada na observação de experimentos controlados, onde se retiram conclusões sobre as propriedades e leis de funcionamento do objeto estudado.
A concepção construtivista iniciou-se em nosso século, considera a ciência construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. Esta concepção faz uma fusão das duas anteriores, porém o cientista não considera suas descobertas definitivas, mas apenas modelos de realidades que modem ser alterados com o tempo.