E.E.E.M Professora Deuzuíta
Disciplina: Filosofia
Professor: Sérgio Ricardo
a) Leia o texto
todo e procure entendê-lo antes de responder qualquer pergunta.
c) Se alguma frase
ou idéia não ficou clara, releia o
texto.
d) Só então
procure responder ou refletir em cima do texto.
Há sempre
alguma loucura no amor.
Mas há
sempre um pouco de razão na loucura.
Friedrich
Nietzsche
OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!
Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da
Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as
novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar,educadamente,
por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor
perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única
vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor
continuou.”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri
que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos
esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma
diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e
contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das
pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam
pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês
prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que
fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem
motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100
conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta
confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são
verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse
possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os
demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa
aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas,infelizmente
não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de
mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os
alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.
Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e
o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do
“resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como
bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá.
Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro
grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a
diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que
escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma
faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando
um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a
diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor
forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação
torna a vida das pessoas melhores.
Vamos
Filosofar???
1 – Em sua opinião, lendo esse texto,
o que corresponde a verdade dos fatos apresentados? Justifique.
2 – O texto fala dos fazem a diferença.
Localize uma passagem que justifique essa verdade ou mentira e explique-a a luz
da sua realidade social.
3 - Você concorda com os argumentos
expostos no presente texto? Justifique sua resposta.
4 - O que o texto critica? E qual a
principal razão que o texto se vale para fazer essa crítica?
5 – Elabore uma apreciação crítica
sobre o texto, refutando ou concordando com o mesmo.
6 – Segundo o autor, dentro do tema
enfocado, qual a questão central ?
Filosofar é Pensar e repensar a Realidade, em vista da
sua transformação! Vamos repensar o tema a seguir?
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