Powered By Blogger

domingo, 3 de março de 2013

Texto 01 - 2013 - Alunos dos Terceiros Anos - Escola Deuzuíta


Introdução ao Estudo da Filosofia da Ciência

    A palavra ciência vem do latim scientia” que é traduzido por “conhecimento”. Poderíamos afirmar que a ciência teve origem na Grécia com a investigação dos primeiros filósofos da natureza chamados de Pré-Socráticos.  A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a:

    Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade.
    Ou o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

Investigação Racional: Direciona-se à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico.

Diferenças da Atitude Científica Frente ao Senso Comum

Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. São características do senso comum:
 - Opiniões diferentes;
 - Ausência de critérios p/ avaliação;
   - Generalizam opiniões;
          - Baseiam-se na fé;
 - Não questionam nem duvidam;
 - Não se admiram com nada no mundo

Já a atitude científica pode ser retratada como a atitude daquele que busca o conhecimento de forma metódica e sistemática, ou seja, baseado em argumentos racionais que por meio de experiências empíricas atestam a verdade sobre algo no mundo. São características da atitude científica:
- Separam elementos objetivos dos subjetivos;
   - Elaboram teorias racionais;
   - Demonstram as teorias com experimentos práticos;
   - Não consideram os conhecimentos definitivos, mas abertos a mudanças;
   - São metódicos e rigorosos;

Três Concepções de Ciência

Historicamente a ciência se desenvolveu graças a aplicação do conhecimento racional sobre experimentos controlados. A partir disso temos 3 concepções de ciência:
  - RACIONALISTA;
  - EMPIRISTA;
  - CONSTRUTIVISTA;
A concepção racionalista que vai dos gregos antigos até o séc. XVII afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo, que através de uma sistematização de enunciados e demonstrações provam as relações de causalidade do objeto estudado.
A concepção empirista vai de Aristóteles séc. III a.C até final do séc. XIX, afirma que a ciência é uma interpretação de fatos baseada na observação de experimentos controlados, onde se retiram conclusões sobre as propriedades e leis de funcionamento do objeto estudado.
A concepção construtivista iniciou-se em nosso século, considera a ciência construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. Esta concepção faz uma fusão das duas anteriores, porém o cientista não considera suas descobertas definitivas, mas apenas modelos de realidades que modem ser alterados com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário