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quinta-feira, 12 de março de 2015

ATIVIDADE PARA OS SEGUNDOS ANOS - MATUTINO E NOTURNO - ESCOLA DEUZUÍTA - 2015

E.E.E.M. Professora Deuzuíta Pereira de Queiroz
Estudo Dirigido 002/ Disciplina: Filosofia
Professor: SRAS
Aluno: _________________________________________________________________________________ Turma: ______________. Turno:______________________ . Entregar no dia da aula de cada turma, na semana de 16 a 20 de março 2015.

O homem é uma espécie de interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real. (Nicolai Hartmann)

Afinal, o Que é Ética?
 
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1.     Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2.     Ética é permanente, moral é temporal;
3.     Ética é universal, moral é cultural;
4.     Ética é regra, moral é conduta da regra;
5.     Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes.  Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Passo a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal através do seguinte quadro comparativo:

Ética Normativa
Ética Teleológica
  Ética Situacional
 
Ética Moral
Ética Imoral
Ética Amoral
Baseia-se em princípios e regras morais fixas
 
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
 
Baseia-se nas circunstâncias.  Tudo é relativo e temporal.
Ética Profissional e Ética Religiosa: As regras devem ser obedecidas.
Ética Econômica: O que importa é o capital.
Ética Política: Tudo é possível, pois em política tudo vale.


Conclusão:
Afinal, o que é ética?
Ética é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...

O que é Ética?
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras.
Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como me comportar perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
Portanto, constantemente no nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos - os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mal, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente.
O problema é que não costumamos refletir e buscar os “porquês” de nossas escolhas, dos comportamentos, dos valores. Agimos por força do hábito, dos costumes e da tradição, tendendo a naturalizar a realidade social, política, econômica e cultural. Com isto, perdemos nossa capacidade critica diante da realidade. Em outras palavras, não costumamos fazer ética, pois não fazemos a crítica, nem buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral.
No Brasil, encontramos vários exemplos para o que afirmamos acima. Historicamente marcada pelas injustiças sócio-econômicas, pelo preconceito racial e sexual, pela exploração da mão-de-obra infantil, pelo “jeitinho” e a “lei do Geton”, etc. A realidade brasileira nos coloca diante de problemas éticos bastante sérios. Contudo, já estamos por demais acostumados com nossas misérias de toda ordem.
Naturalizamos a injustiça e consideramos normal conviver lado a lado as mansões e os barracos, as crianças e os mendigos nas ruas; achamos inteligente e esperto levar vantagem em tudo e tendemos a considerar como sendo “otário” quem procura ser honesto. Na vida pública, exemplos são o que não faltam, na nossa história recente: “anões do orçamento”, impeachment de presidente por corrupção, compras de parlamentares para a reeleição, máfia dos medicamentos, máfia do crime organizado, desvio do Fundef, etc.
Não sem motivos fala-se numa crise ética, já que tal realidade não pode ser reduzida tão somente ao campo político-econômico. Envolve questões de valor, de convivência, de consciência, de justiça. Envolve vidas humanas. Onde há vida humana em jogo, impõe-se necessariamente um problema ético. O homem, enquanto ser ético enxerga o seu semelhante, não lhe é indiferente. O apelo que o outro me lança é de ser tratado como gente e não como coisa ou bicho. Neste sentido, a Ética vem denunciar toda realidade onde o ser humano é coisificado e animalizado, ou seja, onde o ser humano concreto é desrespeitado na sua condição humana.

Questões para análise, reflexão e fixação do conteúdo:

01 - A virtude da intolerância.
Imoral é “o intolerante, que imagina ser ele o proprietário de um único critério moral para todas as formas de moralidade, e por isso o aplica a ferro e fogo sem levar em consideração as condições em que o juízo moral deva ser suspenso” (José Artur Gianotti). Comente o conceito de ética que identifica virtude com tolerância.
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02 - Moral e benefício.
Muitos filósofos que refletiram sobre as questões éticas acreditam que o indivíduo que age de forma moralmente correta é recompensado com alguma forma de benefício. Que tipo de benefício poderia resultar da conduta moralmente correta? Comente.
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03 - Leia a seguinte afirmação de Santo Agostinho e teça um comentário pessoal:
“Ama e faz o que queres, porque se amas corretamente, tudo quanto faças será bom.” Comparando essa afirmação de Santo Agostinho com a afirmação de Sócrates de que o vício é fruto da ignorância, o que se pode notar de diferente nas duas concepções éticas?
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04 - Comente a seguinte frase de Voltaire:
 “Ser desprezado por aqueles com quem se vive é coisa que ninguém pode e jamais poderá suportar. Talvez seja esse o freio que a natureza tenha posto nas injustiças dos homens”.
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05 - Comente a concepção de vida expressa por Bertrand Russel:
 “Três grandes desejos marcaram minha vida: o desejo de ser amado, o desejo de saber, e o desejo de aliviar o sofrimento humano”. Qual a relação entre esses desejos?
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“A verdadeira moral zomba da moral”
Pascal







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